Trocando Ideias
Reforma do Ensino Superior
08/07/2006 - 00h00
No Trocando Idéias vamos tratar do projeto de Reforma Universitária (7.200/2006), que está tramitando na Câmara, em Comissão Especial. A proposta do Executivo, encaminhada em junho ao Congresso Nacional, tramita em conjunto com várias outros projetos de autoria de deputados. A proposta mais antiga em tramitação na Câmara é a do deputado Átila Lira, do PSDB do Piauí, que também trata de mudanças na educação superior.
O projeto do Executivo, com 58 artigos, demorou quase dois anos para ser encaminhado ao Congresso e é considerado complexo. A versão final foi fruto de muitas discussões. Apesar disso, ainda não há um amplo consenso sobre a proposta, que já recebeu mais de 350 emendas.
Um dos eixos polêmicos dessa discussão é como democratizar e expandir o ensino superior com qualidade e, ainda, como dar mais autonomia às universidades federais. Participam do debate representantes do governo, da comunidade científica, dos reitores, do ensino privado e público e dos estudantes.