Trocando Ideias
Violência contra o idoso
02/06/2006 - 00h00
-
Violência contra o idoso
A violência contra a pessoa idosa no Brasil é considerada um problema de saúde pública, que se tornou evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos casos ocorre no contexto familiar e as principais vítimas são as mulheres maiores de 75 anos.
O combate à violência contra os idosos é o tema do Trocando Idéias. Confira com a gente como vários estados do país estão lidando com o problema. Vamos analisar o projeto de lei 3719/2004, do deputado Welinton Fagundes, do PL do Mato Grosso. O projeto estabelece a criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento às pessoas idosas - aquelas com 60 anos ou mais. De acordo com a proposta, as cidades com mais de 150 mil habitantes serão obrigadas, por lei, a implantar a delegacia do idoso.
A proposta não é consensual entre os especialistas. A maioria considera o projeto bem vindo, mas alerta que essa medida não pode ser solitária, ou seja, implementada sem outras ações que a complementem. Para os contrários à medida, ao invés de delegacias, seria mais produtivo para o enfrentamento desse tipo de violência, o estabelecimento de uma rede articulada de ações, com a participação de policiais, delegados, promotores, juízes e da sociedade.
Essa discussão é o que você vai acompanhar, aqui, no Trocando Idéias, o programa que debate com a sociedade os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados.