Trocando Ideias

Voz do Brasil (27'15")

24/03/2006 - 00h00

O Programa Trocando Idéias discute a obrigatoriedade de transmissão da Voz do Brasil nas rádios de todo o país. Na Câmara, tramitam várias propostas que tratam do assunto, principalmente no sentido de flexibilizar o horário de transmissão do programa, que obrigatoriamente vai ao ar às sete da noite.
Um dos projetos autoriza as emissoras a transmitirem o programa de 7 e meia da noite à meia noite e trinta. A proposta é da deputada Perpétua Almeida, do PC do B do Acre. Ela deixa claro que não é contra a Voz do Brasil. Pelo contrário, ela defende a obrigatoriedade do noticiário oficial e ainda quer levá-lo para a televisão. Ela explica, no entanto, que, na TV, não será o mesmo programa que é veiculado no rádio, mas um noticiário que também leve informações sobre as atividades dos Poderes da República.

Os defensores da flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil acham que a medida é democrática e ajudará as emissoras de rádio a organizar melhor suas transmissões. Outros acreditam que este será o primeiro passo em direção à extinção do programa. Os defensores da manutenção do noticiário argumentam que a Voz do Brasil alcança os mais diversos pontos do país e comunidades que têm no rádio o único veículo de comunicação. Para ir mais fundo na discussão, alguns especialistas propõem que o debate não fique restrito à flexibilização do horário, mas que se discuta amplamente a comunicação pública no país.

As idéias que estão em debate na Câmara dos Deputados e que podem virar lei.