Trocando Ideias
Cotas para mulheres no serviço público ( 22' 43'' )
10/03/2006 - 00h00
-
Cotas para mulheres no serviço público ( 22' 43'' )
O Programa Trocando Idéias vai tratar das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Também vai apurar se existe a necessidade de implementar no serviço público o sistema de cotas para mulher, semelhante ao que acontece na lei eleitoral, em que a mulher tem direito a 30% das candidaturas partidárias.
A idéia de levar o sistema de cotas para o serviço público é da deputada Iara Bernardi, do PT de São Paulo. Pelo projeto, deverá ser reservado para os cargos em comissão do funcionalismo público federal, estadual e municipal e, ainda, na administração direta, autárquica ou fundacional, o mínimo de 30% e o máximo de 70% das vagas para trabalhadores de cada sexo. Pelo projeto, as cotas não servirão para a entrada no serviço público por meio de concurso, apenas para as indicações para postos de comando ou as chamadas funções de confiança.
Especialistas que analisaram o projeto têm argumentos fortes para defendê-lo, entre eles, a necessidade de ações afirmativas para que a mulher conquiste um número maior de postos de comando. Outros especialistas fazem críticas à proposta e não concordam que o sistema de cotas seja o melhor para reduzir as desigualdades no país. O assunto é tema de debates na Câmara e essa discussão é o que você vai acompanhar no Trocando Idéias, o programa que debate com a sociedade os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados.