Trilha das Artes
A jornalista e apresentadora Marcia Witczak e a sua contribuição às artes do DF
29/04/2023 - 19h00
-
Marcia Witczak e artes do DF (Ouça aqui a íntegra)
-
Marcia Witczak e as artes do DF (Versão compacta)
Jornalismo comunitário e jornalismo cultural são temas desta edição do Trilha das Artes, que recebe uma das profissionais mais conhecidas do ramo, a jornalista Marcia Witczak, que atuou durante 25 anos na TV Globo (sucursal Brasília), sobretudo à frente do Globo Comunidade e também da Agenda Cultural veiculada nas edições do DFTV.
Marcia fala da sua atuação na área e lembra histórias que marcaram o seu longo caminho no jornalismo, ao som de músicas que se destacaram nas edições do Brasília Independente, um concurso de música autoral organizado por ela para promover e difundir a música produzida na nossa capital: Nosso cerrado, com Flor Furacão; O mundo gira, com Sandrox; Coração de malando, com Marcelo Café, Imagina, com Ana Moura; e Rolé, com Israel Paixão.
MAIS SOBRE MARCIA WITCZAK
Márcia Witczak é gaúcha e cresceu em Brasília. Jornalista diplomada pela UnB, passou pela TV Brasília e pela TV Bandeirantes antes de se juntar ao time de repórteres do DFTV, em 1997. Nesse período, além de fechar reportagens para o jornal, produzia e editava o quadro Videobiografia, que mostrava personalidades que ajudaram a fazer a história da capital federal. Também criou um quadro para adolescentes. Márcia visitava escolas públicas e produzia as reportagens com a participação dos estudantes.
Apaixonada por jornalismo comunitário, no final de 98 estagiou em uma televisão comunitária na Bélgica, o que a credenciou para assumir o Globo Comunidade [Prêmio Engenho de Comunicação] a partir de 2000.
Em 2003 passou a comandar a Agenda Cultural do DFTV 1ª Edição e em 2011 criou o concurso cultural Brasília Independente, de música autoral. Márcia também trabalhou como assessora de imprensa na Câmara Legislativa do DF e foi professora da faculdade de Jornalismo do Iesb.
Prêmios:
- Prêmio de Incentivo à Amamentação dos Bancos de Leite dos Hospitais Públicos do DF, por suas reportagens e entrevistas sobre a amamentação e a doação de leite materno, exibidas no Globo Comunidade.
- Prêmio Jornalista Amiga da Dança, concedido pela coreógrafa Gisele Santoro, por incentivar e divulgar a arte na sua coluna.
Produção, Reportagem e Apresentação | André Amaro