Trilha das Artes
Novos contos de João Carrascoza passeiam pelas veredas trágicas do cotidiano
25/11/2023 - 19h00
-
Novos contos de João Anzanello Carrascoza (Ouça a íntegra)
-
Novos contos de João Anzanello Carrascoza (Bloco único)
Fronteiras visíveis [Editora Maralto, 2023] é o livro que o escritor João Anzanello Carrascoza acaba de lançar em parceria com a artista visual Juliana Monteiro. Os dois entrelaçam literatura e fotografia para conectar o leitor com a efemeridade da existência e as fronteiras que separam a vida e a morte.
Com uma estrutura instigante, a obra apresenta sete pares de contos inéditos prenunciados por um par de cenas fotográficas e costurados pelo movimento de uma onda. Forças ambivalentes, como o sim e o não, a luz e a sombra, o contentamento e o desencanto, são exploradas tanto nas imagens quanto nos contos. No programa, Carrascoza fala sobre a sua obra, as virtudes literárias e sua parceria com a fotógrafa Juliana Monteiro. Na trilha, canções de Candeia (Preciso me encontrar, com Cartola); Tom, Vinícius e Chico Buarque (Olha, Maria); Nando Reis, (Segundo sol, com Cássia Eller) e Lenine (Paciência).
MAIS SOBRE O ARTISTA
Carrascoza é redator publicitário e professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É considerado uma das grandes revelações da ficção brasileira e um dos maiores contistas contemporâneos. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), três vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o Prêmio Candango de Literatura e o Cátedra Unesco, além dos internacionais Radio France (Paris) e White Ravens (International Youth Library, Munique, Alemanha).
Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro