Trilha da Meia-Noite

Os ajuntamentos estrelados de Quincy Jones

02/12/2018 -

  • Os ajuntamentos estrelados de Quincy Jones (bloco 1)

  • Ray Charles e o sucesso nos anos 50 e 60 (bloco 2)

  • B. B. King: o Rei do Blues (bloco 3)

Se há três nomes fundamentais para compreendermos a história da música negra nos Estados Unidos, eles são Quincy Jones, Ray Charles e B. B. King.

Além de produzir álbuns para os mais renomados artistas da música internacional, como Michael Jackson e George Benson, o produtor Quincy Jones sempre gostou da ideia de juntar um time estrelado de convidados para gravar álbuns com sua própria assinatura. Em novembro de 1995, foi lançado mais um trabalho nessa linha. “Q’s Jook Joint” trazia nomes famosos do jazz e do pop como Ray Charles, Sara Vaughan, o grupo vocal Take 6, Phil Collins, Stevie Wonder e Bono, em canções com o arranjo de Quincy. Na primeira estação da Trilha da Meia-Noite desta semana, vamos curtir um pouco dessa mistura de jazz e pop de Quincy Jones e seus convidados.

Na segunda estação, o som dos primeiros anos da carreira de Ray Charles, um dos artistas mais versáteis da história da música. Virtuoso pianista e com uma voz inconfundível, ele passou por vários gêneros como gospel, jazz, R & B, soul e até mesmo country, fazendo todos com excelência. Mas sua maior contribuição para a música foi ter juntado elementos do estilo gospel nas canções de R & B, dando origem ao que seria a soul music dos anos 60.

Na terceira estação da Trilha da Meia-Noite desta semana, uma pitadinha de blues, com ninguém menos do que B. B. King, o Rei do Blues! Ao longo dos seus quase 70 anos de carreira, foram diversas premiações e o reconhecimento de ser considerado o maior guitarrista de todos os tempos, ao lado de Erick Clapton. Além dos belos solos de guitarra, B. B. King apresentava uma performance vocal incomparável, o que o tornava um artista completo.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção musical e apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE