Salão Verde
Grande Sertão: Veredas - 70 anos
23/02/2026 - 12h00
-
Grande Sertão: Veredas - 70 anos
Em duas edições seguidas, Salão Verde visita o Cerrado que inspirou João Guimarães Rosa a criar obra-prima da literatura brasileira. O livro “Grande Sertão: Veredas” foi publicado em 1956 pela Editora José Olympio. Oficialmente, é classificado como romance regionalista de inspiração modernista. Mas, é muito mais do que isso: surgiu de incursões do escritor pelo sertão profundo das gerais, em cenário de jagunços, causos populares e dramas de amor e guerra em meio em meio à aridez suavizada por veredas e buritizais. Setenta anos após a publicação, o livro é instrumento de orgulho do sertanejo e inspira ações socioambientais e culturais na região. A próxima edição vai destacar o parque nacional e o mosaico de unidades de conservação que ajudam a preservar o “sertão veredas” em terras de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Foto: Portal Grande Sertão, em Cordisburgo-MG (José Carlos Oliveira)
Pontos de vista nesta edição: Fábio Santos (Museu Casa de Guimarães Rosa e Grupo Miguilim), Damiana Campos (Instituto Rosa e Sertão), Maria Rosecley de Almeida (Casa de Cultura de Serra das Araras), Noeli Oliveira (Grupo Manoelzão) e Peterson de Almeida (Parque Nacional Grande Sertão Veredas).
Trechos de músicas: “Chico mineiro” (Tonico, Tinoco e Francisco Ribeiro), com Nestor da Viola; “História que se conta” (Alceu Valença e Geraldo Azevedo), com Alceu Valença; e “Sagarana” (Paulo César Pinheiro e João de Aquino), com Clara Nunes.
Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Participação - Alexandre Porto
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira