Salão Verde

Novidades na previsão e prevenção de desastres naturais

Novidades na previsão e prevenção de desastres naturais

13/10/2025 - 12h00

  • Novidades na previsão e prevenção de desastres naturais

Desde 1989, a ONU celebra o Dia Internacional da Redução do Risco de Desastres Naturais em 13 de outubro. Aproveitando a data, Salão Verde volta a detalhar o GeoRisk, o novo sistema oficial do Brasil para monitorar e prevenir riscos de deslizamentos de terra, responsáveis por inúmeras tragédias durante e após enchentes. Na prática, o GeoRisk aumenta a taxa de detecção de desastres naturais e oferece alertas com até 72 horas de antecedência. Antes dele, os boletins mais precisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) eram dados apenas 24 horas antes do risco efetivo. Atualmente, há 1.133 municípios vulneráveis monitorados e esse número vai subir para quase 2 mil em breve. Outra novidade é o supercomputador meteorológico do INPE, capaz de prever enchentes seis vezes mais rapidamente do que o atual. Com mais tempo para agir, os órgãos públicos poderão antecipar medidas preventivas e a população terá como desocupar previamente áreas de risco a fim de evitar catástrofes.

Pontos de vista nesta edição: Pedro Camarinha, coordenador do GeoRisk; Regina Alvalá e Marcelo Seluchi, coordenadores do CEMADEN; Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia; e deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), relator da Comissão de Prevenção de Desastres Naturais da Câmara dos Deputados.

Trecho de música: Sonata em si menor (Zoltán Kodály), com Sebastian Bäverstam

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.