Salão Verde
Pajelança: tradição ameaçada
06/10/2025 - 12h00
-
Pajelança: tradição ameaçada
Salão Verde mostra a mobilização de governo, parlamentares e sociedade civil por valorização e preservação do conhecimento de pajés e demais curadores tradicionais de comunidades indígenas. Confundida com folclore ou bruxaria, a pajelança acumula histórico de preconceito, intolerância e tentativa de apagamento desde o descobrimento do Brasil. Para enfrentar essas ameaças, o governo prepara o primeiro Programa Nacional de Medicinas Indígenas, baseado no amplo conhecimento dos pajés sobre ervas e plantas medicinais. O lançamento oficial será durante a COP 30. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em processo de revisão, também vai contemplar o tema. Universidades têm concedido aos pajés o título de “notório saber” por se manterem como memória-viva das tradições indígenas de cura e cuidado. A Câmara dos Deputados analisa vários projetos de lei sobre o tema, inclusive com a previsão de um Dia Nacional do Pajé a fim de quebrar preconceitos e incentivar políticas públicas de apoio à tradição secular conectada com a natureza. Foto: Mário Vilela/Funai
Pontos de vista nesta edição: Washington Jaguriçá Pankararu, Kelly Potiguara e Cláudia Flor D’Maria (líderes espirituais indígenas), Putira Sacuena (Ministério da Saúde), Miriam Alves (Ministério dos Direitos Humanos), Daniela Ribeiro (RAÍZES) e deputados Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Juliana Cardoso (PT-SP).
Trechos de músicas: “Feito da terra” (Chrys Pereira e Paula de Paula), com Goiana e Mineirinha; e variados cânticos dos pajés Washington Jaguriçá, Cláudia Guarani-Kaiowá, Cláudia Flor D’Maria e Mozá Potiguara.
Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira