Salão Verde

SNUC: 25 anos e novas unidades de conservação

SNUC: 25 anos e novas unidades de conservação

11/08/2025 - 12h00

  • SNUC: 25 anos e novas unidades de conservação

Salão Verde celebra os 25 anos da lei (9.985/00) que criou o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Desde o ano 2000, o Brasil saltou de 1.053 para 3.185 unidades que hoje protegem 2,6 milhões de km² de áreas ambientais em todos os biomas, equivalentes a 20% do território nacional, mas ainda abaixo da meta de 30%. O SNUC também é estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas porque conserva as fontes de água e ajuda a conter o desmatamento e a absorver o CO2 da atmosfera. Nos 25 anos do sistema, novas unidades de conservação foram anunciadas e uma nova lei de incentivo à visitação em parques ambientais já está valendo. O quadro “Tá lá na Lei” resgata o histórico da Lei do SNUC, surgida da mobilização da sociedade civil ainda no contexto da Rio-92, a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente realizada no Brasil em 1992. Foto: Parque Nacional  Cavernas do Peruaçu-MG, que acaba de ser reconhecido como patrimônio da humanidade (Fernando Tatagiba/ICMBio)

Pontos de vista nesta edição: Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; Mauro Pires, presidente do ICMBio; ex-deputados Fábio Feldmann e Fernando Gabeira; e deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Trechos de músicas: “Louvor a Chico Mendes” (Almir de Araújo e Marquinho Lessa), com Simone; “Manhã de carnaval” (Christiano Fagundes), com Roberto Ribeiro; e “Árvore” (Edson Gomes).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.