Resumo da Semana

Congresso aprova ações de apoio a vítimas de enchentes no RS

10/05/2024 -

  • Congresso aprova ações de apoio a vítimas de enchentes no RS

O repórter Antonio Vital destaca as aprovações de medidas de apoio às vítimas das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul, como o decreto que institui estado de calamidade no estado e a destinação de recursos de emendas parlamentares para custear o socorro aos gaúchos. Também foi aprovada proposta que retira, do cultivo de florestas, a classificação de atividade prejudicial ao meio ambiente. Ainda na área ambiental, destaque para um projeto que facilita a utilização de energia solar por parte da população mais pobre.

Na Economia, uma medida provisória muda as regras para a compensação de quem tem créditos fiscais. Três projetos sobre Saúde foram aprovados: eles tratam da atenção a quem tem Alzheimer e outras demências; de mercado de trabalho para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e da utilização da Equoterapia pelo Sistema Único de Saúde.

Também foi aprovada proposta que muda as normas para o transporte de cães e gatos em aviões, após a repercussão do caso do cachorro Joca, que morreu durante uma viagem longa. E sessão do Congresso Nacional adiou a votação de alguns vetos, como o que prevê o fim do benefício da chamada “saidinha” de presos.

Apresentação – Cláudio Ferreira e Antonio Vital

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, às 7h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.