Reportagem Especial

Deputados sugerem estatuto para defesa dos animais

28/08/2013 - 17h25

  • Deputados sugerem estatuto para defesa dos animais

Deputados sugerem até a criação de um estatuto para defender os direitos dos animais. Este é o tema da Reportagem Especial desta semana. Uma frente parlamentar, criada na Câmara, recebe denúncias contra maus tratos contra os bichos e mobiliza os deputados. Uma das lutas é contra o tráfico de animais silvestres - uma das mais rentáveis atividades ilegais do mundo. Ouça agora o segundo capítulo, com Cláudia Brasil.

TRILHA: "Passaredo", Chico Buarque

O tráfico de animais silvestres é hoje a terceira maior atividade ilegal do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e de armas. A atividade movimenta um bilhão e meio de dólares no Brasil e 20 bilhões de dólares no mundo todo. No Brasil, o Ibama apreende, anualmente, milhares de animais silvestres.
Em 2009, o número ultrapassou os trinta mil.

Os fiscais do Ibama registram agressões sérias aos animais apreendidos.
Para evitar que fujam, algumas aves têm os ossos das asas quebrados.
Muitos morrem durante o transporte.

O presidente da RENCTAS, Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, Dener Giovanini, diz quais são os animais mais visados. (sonora)

Dener GIOVANINI afirma que houve uma conscientização da sociedade, que condena o tráfico de animais silvestres, embora a situação ainda esteja longe do ideal. (sonora)

Segundo DENER GIOVANINI, o tráfico diminuiu, mas - como consequência - os valores de animais silvestres subiram. (sonora)

O tráfico de plantas e animais silvestres foi alvo de duas CPIs na Câmara dos Deputados: uma em 2005 e outra em 2003.

TRILHA: "Passarim", Tom Jobim

Os relatórios das comissões apontam que a maioria dos animais silvestres vem do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Eles vão para São Paulo e Rio de Janeiro para serem vendidos em feiras livres ou mandados para o exterior pelos portos e aeroportos. Entre os países estrangeiros que recebem animais ilegais, estão: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Japão.Segundo as CPIs, de cada dez animais retirados da natureza, apenas um consegue sobreviver.

O deputado Antônio Imbassahy, do PSDB da Bahia, defende campanhas educativas e um envolvimento maior dos governantes. (sonora)

O veterinário e deputado federal Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, defende também um tratamento cuidadoso para os animais que ficam soltos pelas ruas. (sonora)

TRILHA: "Asa Branca", Gonzagão

Na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, criada em 2011, tem apoio de mais de 200 parlamentares. O coordenador, deputado Ricardo Izar, do PSD paulista, diz que a frente recebe denúncias por meio do site e do facebook. (sonora)

Ricardo Izar acha que os projetos em defesa dos animais deveriam ser analisados em conjunto em uma comissão na Câmara. (sonora)

A assessora da frente, Tanira Azevedo, destaca o papel das organizações não governamentais. (sonora)

Entre os principais objetivos da frente parlamentar, estão o combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres e programas de castração gratuitos e proteção aos animais em geral.

TRILHA: "Eu, a Viola e Deus", Rolando Boldrin

Confira amanhã: projetos em tramitação na Câmara proíbem rodeios e uso de animais em circos. Outra proposta impõe regras para o abate animal.

De Brasília, Cláudia Brasil

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Sábado e domingo às 8h30, 13h e 19h30. E nas edições do programa Câmara é Notícia. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES