Reportagem Especial
Especial IBGE: Geografia (03' 51")
19/06/2006 - 00h00
-
Especial IBGE: Geografia (03' 51")
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai colocar à disposição da população brasileira informações inéditas sobre o território marinho brasileiro ainda este ano e no início do próximo. Em conjunto com o Ministério da Marinha serão produzidos mapas e um atlas sobre os recursos do mar territorial brasileiro de 200 milhas, como informa o coordenador de Geociências do IBGE, Guido Gelli.
"Nós estamos produzindo com a Marinha do Brasil um mapa de recursos do mar. Na verdade, um atlas. Primeiro vamos lançar os mapas e depois o atlas. Tem muitas informações de recursos do mar territorial das duzentas milhas. Informações de transporte, informações de recursos de gás e óleo, dos campos que estão em exploração, de recursos pesqueiros, de extensão territorial do mar de duzentas milhas, da zona de produção exclusiva"
Cabe ao IBGE a atribuição de fazer os mapas oficiais do país, explica Gelli.
"Nós fazemos os mapas do Brasil em várias escalas. É atribuição do IBGE, em parceria com o serviço geográfico do Exército, fazer os mapas do Brasil. Desde os mapas topográficos de 1 para 25 mil até o mapa de 1 para 5 milhões que a gente costuma ver nas paredes. E a partir desses mapas são confeccionados os atlas. Atlas nacional, escolar, de saneamento"
As informações territoriais produzidas pela área de Geografia, o G do IBGE, complementam e servem de suporte para a radiografia estatística do Brasil.
O censo demográfico, realizado a cada dez anos, é feito a partir dos mapas de cada localidade produzidos pelo setor de geografia.
Para produzir esses dados, profissionais do Instituto medem e estudam cada espaço geográfico do país. Nessas viagens, verificam condições de solo, relevo, uso da terra e vegetação do local, entre outras informações.
Esses dados geográficos e geodésicos obtidos podem ser usados, por exemplo, em projetos de infra-estrutura do poder público ou do setor privado, como a construção de viadutos, pontes e estradas.
Podem ser usados ainda para o mapeamento de áreas e usos ambientais, como explica Guido Gelli.
"São parcerias que temos com o Ministério do Meio Ambiente. Gestão de bacias hidrográficas. mapeamento dos biomas, zoneamento ecológico-econômico, indicadores de desenvolvimento sustentável e estatísticas ambientais"
Mapas e atlas produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística podem ser consultados e comprados nas bibliotecas das unidades regionais do órgão. Esses produtos podem ser pedidos ainda em meio digital ou CD-Rom através de e-mail ou no próprio site do IBGE.
De Brasília, Eduardo Tramarim