Reportagem Especial
Paradesporto
09/02/2026 -
Capítulo 1
A preparação das equipes brasileiras que disputam vagas nas Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028, foi objeto de duas audiências públicas aqui na Câmara. O Paradesporto é o tema de uma subcomissão permanente, ligada à Comissão do Esporte. Atletas, treinadores e dirigentes falam dos investimentos - financeiros ou não - feitos nas diversas modalidades e também das dificuldades, como a falta de centros de treinamento. Cerca de 80% dos municípios brasileiros não possuem ações esportivas específicas para pessoas com deficiência.
Capítulo 2
Nas discussões sobre o Paradesporto que aconteceram aqui na Câmara, alguns temas se sobressaíram. Uma reivindicação é que o apoio, em termos de infraestrutura e recursos financeiros, que é dado ao esporte paralímpico, seja estendido às modalidades paradesportivas que ainda não estão nas Olimpíadas. Os debatedores também falaram no esporte como uma ferramenta importante para combater o capacitismo, que é um tipo de discriminação contra as pessoas com deficiência.
Capítulo 3
Atletas de várias partes do país mostram como é a rotina de treinos em diversas modalidades paradesportivas, como halterofilismo, futebol de cegas e paraescalada. Esta última, aliás, vai passar a ser modalidade paralímpica em Los Angeles 2028. Os esportistas relatam que adaptações precisam fazer por causa das limitações causadas pela deficiência de cada um e comemoram as conquistas já alcançadas. Além dos clubes, instituições como a Apae também estimulam o paradesporto, com a realização de uma olimpíada nacional.
Reportagem e texto: Cláudio Ferreira
Edição: Ana Raquel Macedo
Produção: Mércia Maciel
Trabalhos técnicos: Allan de Sousa