Rádio Criança
Especialista defende necessidade de brinquedotecas hospitalares
10/08/2005 - 20h18
-
Especialista defende necessidade de brinquedotecas hospitalares
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira o seminário "Brinquedoteca: a importância do brinquedo na saúde e na educação". O evento buscou mostrar a importância das brinquedotecas na recuperação da saúde de crianças, na humanização do tratamento hospitalar, além das possibilidades de aplicação no processo educacional.
A iniciativa é da deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, vice-presidente da Comissão. A parlamentar afirma que a brinquedoteca proporciona uma experiência revolucionária, capaz de transformar as pessoas envolvidas nesse projeto, que é ao mesmo tempo simples, mas de resultados muito positivos.
"E eu, gostaria de dizer que o que falta nesse Congresso, nessa Câmara, nesse Senado, é uma brinquedoteca."
O Dr. Dráuzio Viegas, Professor de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC e um dos debatedores do seminário, defendeu a necessidade de todos os hospitais possuírem uma brinquedoteca hospitalar, conforme o projeto da deputada Luiza Erundina, transformado em lei em março. O Dr Dráuzio afirma que o simples ato de brincar muda as crianças e adolescentes em tratamento, que saem da tristeza e da depressão e encontram um novo incentivo: a vontade de viver e de se recuperar. Segundo o professor, que leciona a disciplina "Humanização em pediatria", alguns pediatras ainda não entendem o significado real da brinquedoteca hospitalar como elemento importante para o diagnóstico e tratamento das crianças.
"Há um trabaho importante realizado na Universidade Federal de São Paulo, no Instituto de Oncologia Pediátrica, onde se verificou que em dez anos houve uma diferença muito grande na adesão das crianças ao tratamento para câncer. Por exemplo, em 1991, a adesão das crianças ao tratamento de câncer era de 29%. Em 2001, crianças que frequentaram a brinquedoteca, conseguiram chegar a uma adesão de 100%."
Participaram também do evento as deputadas Selma Schons, do PT do Paraná, e Almerinda de Carvalho, do PMDB fluminense, além de especialistas de diferentes áreas de atuação no uso de brinquedotecas.
De Brasília, Simone Salles