Rádio Criança
Câmara discute trabalho infantil ( 01' 45" )
13/06/2005 - 13h30
-
Câmara discute trabalho infantil ( 01' 45" )
Mais de cinco milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos trabalham em todo o país. Para discutir a situação desses pequenos trabalhadores, a Comissão de Direitos Humanos promove, na próxima quarta-feira, uma audiência pública com diversos especialistas que atuam no combate ao problema. Neste ano, a Organização Internacional do Trabalho, OIT, escolheu o uso de crianças e adolescentes na mineração como o principal tema a ser abordado. A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira, explica o porquê da escolha.
"O trabalho na mineração é uma das piores formas de trabalho infantil, porque põe em risco a saúde da criança, compromte sua segurança, saúde, o pleno desenvolvimento físico e psicológico e exclui essa criança da escola"
De acordo com o IBGE, mais de 145 mil crianças e adolescentes trabalham em garimpos, jazidas e olarias em todo o país. O trabalho na mineração pode causar diversos problemas, como cortes, perda auditiva, hipertensão, câncer de cavidade nasal e catarata, entre outras doenças.
Foram convidados para a audiência pública sobre o combate ao trabalho infantil o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Unicef, do Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, do Programa Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil, da Procuradoria Geral do Treabalho e de organizações não-governamentais.
A audiência pública está marcada para as duas e meia da tarde da próxima quarta-feira.
De Brasília, Mônica Montenegro