Rádio Criança

Comissão debate proibição da publicidade direcionada às crianças e adolescentes - ( 01 56" )

06/06/2005 - 19h45

  • Comissão debate proibição da publicidade direcionada às crianças e adolescentes - ( 01 56" )

As Comissões do Consumidor e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realizam, nesta terça-feira, audiência pública para discutir a proibição da publicidade direcionada às crianças e aos adolescentes.

Coordenador da campanha "Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania", o deputado Orlando Fantazzini, do PT de São Paulo, esteve na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, nesta segunda-feira, para tratar do assunto.

Segundo Fantazzini, os deputados estaduais se comprometeram a realizar audiências públicas e levar o debate a diversos municípios catarinenses.

Um dos aspectos danosos dessa publicidade apontado pelo deputado é o consumo de alimentos pobres em nutrientes e que acabam levando à obesidade. Influenciadas pela propaganda, as crianças insistem e os pais acabam se rendendo. Orlando Fantazzini acredita que as crianças não devem ser tratadas como consumidores.

"Pessoas que podem adquirir determinado produtos não quer dizer que são melhores, que são mais que as outras. É uma questão de opção e, portanto, esse tipo de comportamento na propaganda é totalmente desleal com o consumidor, em especial, as propagandas que tentam tratar a criança como mero consumidor, até porque essas decisões devem decorrer dos pais e dos responsáveis."

Quanto à proibição desse tipo de publicidade, Orlando Fantazzini defende um diálogo para estabelecer critérios e restrições. Mas ele destaca que se não houver acordo entre a sociedade, fabricantes, agências de publicidade e emissoras, o jeito mesmo é proibir.

A audiência para debater a proibição da publicidade direcionada às crianças e adolescentes, prevista no projeto do deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB do Paraná, começa às 2 e meia desta terça-feira, no Plenário 8 da Câmara.

De Brasília, Idhelene Macedo

Não informado

Não informado