Rádio Criança

Comissão solicita ao TCU auditoria em recursos da Funai e Funasa - ( 01' 54" )

17/05/2005 - 18h50

  • Comissão solicita ao TCU auditoria em recursos da Funai e Funasa - ( 01' 54" )

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que estudou a mortalidade de crianças indígenas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul entregou, nesta terça-feira, ao Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Adylson Motta, relatório sobre a situação encontrada pelos parlamentares. A Comissão solicitou do TCU auditoria nos recursos que foram repassados pela Funai e pela Funasa para o atendimento das populações indígenas daqueles estados. O relatório da Comissão Especial também será entregue ao procurador geral da República, Cláudio Fonteles, ao Presidente da República, à direção da Funai e da Funasa, além de outros órgãos ligados à questão indígena. O deputado Geraldo Rezende, do PPS do Mato Grosso do Sul, Coordenador da Comissão Especial, disse que os índios precisam de água e enfrentam problemas como prostituição infantil e alcoolismo.

"Lá se comprovou que uma parcela da comunidade indígena está tomando água contaminada, não só dos mananciais existentes, mas, inclusive, nos poços onde se faz a coleta da água. Outra questão que precisa ser abordada é a questão da prostituição infantil e infanto-juvenil, a questão do alcoolismo e a própria questão da exiguidade de terras existentes em algumas regiões do País, especialmente em Dourados".

A deputada Thelma de Oliveira, do PSDB do Mato Grosso, que também integra a Comissão Especial, disse que no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, as tribos indígenas precisam de terra. Ela informou que mais de onze mil índios vivem numa reserva de apenas 3 mil e 500 hectares.

De Brasília, Allan Pimentel

Não informado

Não informado