Rádio Criança

Para deputado situação das crianças indígenas em Dourados é critica - ( 01' 53" )

08/04/2005 - 21h00

  • Para deputado situação das crianças indígenas em Dourados é critica - ( 01' 53" )

Prefeitos, deputados, representantes das comunidades indígenas, do Unicef e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se reuniram nesta sexta-feira, em Dourados, Mato Grosso do Sul, para discutir a situação das crianças indígenas.

Só em Mato Grosso do Sul são 54.724 índios e mais de 12 mil estão na faixa de zero a cinco anos de idade. Dados da Funasa revelam a morte de 20 crianças só em 2005. A desnutrição é apontada como a principal causa das mortes.

O deputado João Grandão, do PT do Mato Grosso do Sul, participou do encontro e revelou que uma das principais reivindicações é a instalação de água tratada nas aldeias da região.

Para João Grandão, a situação em Dourados é crítica e deve ser revertida, mas os índios de todo o País sofrem com os mesmos problemas.

"Tem que ter verdadeira política de valorização da comunidade indígena, da própria situação em que o índio vive em todo Brasil. Um dos problemas maiores que analiso nessa questão é a distribuição de terra. O índio, principalmente aqui em Dourados, por exemplo, é inadmissível em 3.700 hectares ter 11 mil índios. Quer dizer, o problema, na minha avaliação, passa muito pela questão da terra. Então tem que analisar essa situação de uma forma global."

A situação da população indígena de Dourados é o tema do seminário que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realiza no Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Autor do requerimento para realização do seminário, o deputado Pompeu de Matos (PDT-RS) afirma que os índios da região estão envolvidos em conflitos fundiários com fazendeiros e isso restringe o espaço para a produção de alimentos para as comunidades.

De Brasília, Idhelene Macedo

Não informado

Não informado