Rádio Criança
Deputado pede reabertura do caso dos meninos emasculados - ( 02' 32" )
28/03/2005 - 19h15
-
Deputado pede reabertura do caso dos meninos emasculados - ( 02' 32" )
O caso dos meninos que foram sequestrados, castrados e mortos na cidade de Altamira, no Pará, deve ser reaberto. Parentes das crianças vítimas do crime, acompanhados do deputado Zé Geraldo, do PT paraense, estiveram em audiência com o Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para pedir a retomada das investigações. Os familiares integram o Comitê em Defesa da Vida das Crianças Altamirenses e já haviam recorrido da decisão judicial que condenou quatro dos envolvidos e inocentou Valentina de Andrade, apontada como líder da seita supostamente responsável pelos crimes. Apenas o ex-policial militar Carlos Alberto dos Santos Lima permanece preso. Os dois médicos e o comerciante condenados aguardam em liberdade o julgamento da apelação. Rosa Pessoa, presidente do Comitê e mãe do menino Jaenes, uma das vítimas, diz que acredita na Justiça e espera que ela ainda seja feita.
"A audiência deixou a gente com esperança, que vai ser retomada a investigação, que nós queremos que continuem as investigações e queremos também que os culpados paguem pelo que fizeram, que eles voltem para a cadeia. Eles são condenados e condenados têm que responder é na cadeia, não é em liberdade."
O deputado Zé Geraldo, que solicitou a audiência, explica que as mães estão solicitando ao Ministro que a Polícia Federal passe a conduzir esse processo. O Ministro quer primeiro receber o relatório sobre o andamamento do processo na Justiça do Pará.
"Esse é um dos crimes que mais chocou o Brasil, o estado do Pará e principalmente a cidade de Altamira. A região vive um novo momento depois da morte da Dorothy, com a ampliação da PF em Altamira. Principalmente no momento em que a Polícia Federal acaba de prender um dos mandantes da Dorothy, que é o Bida, preso nesse final de semana. A Polícia Federal agora pode contribuir, sim, em desvendar definitivamente esse processo e trazer de volta à cadeia aqueles que realmente são culpados."
Os crimes, conhecidos como o "caso dos meninos emasculados", ocorreram entre 1989 e 1993. Incluem a castração de nove meninos, o assassinato de seis deles e o desaparecimento de cinco, todos com idades que variam de 8 a 14 anos, possivelmente como parte de rituais de magia negra.
De Brasília, Simone Salles