Rádio Criança
Deputados estão em Mato Grosso do Sul para investigar morte de crianças indígenas - ( 02' 02" )
21/03/2005 - 19h25
-
Deputados estão em Mato Grosso do Sul para investigar morte de crianças indígenas - ( 02' 02" )
A Comissão Externa que investiga a morte de crianças indígenas por desnutrição no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul realizou, nesta segunda-feira, a primeira viagem à região. Os parlamentares encontram-se no município de Dourados, onde visitam centros de recuperação, hospitais e aldeias, além de se reunirem com lideranças indígenas, autoridades, especialistas e médicos. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Geraldo Resende, o objetivo é obter subsídios para os questionamentos da audiência pública de terça-feira em Dourados e de quarta em Campo Grande, que possam contribuir na elaboração do relatório da Comissão. Geraldo Resende quer apresentar um diagnóstico da situação, levantar as responsabilidades pelo quadro atual e apontar possíveis soluções que garantam melhores condições de vida para as comunidades indígenas.
"São múltiplas as conclusões a que poderemos chegar. É muito complexa a situação aqui. Vão ser várias saídas. Logicamente, a gente quer construir isso ouvindo as lideranças indígenas, ouvindo as pessoas responsáveis pelos programas de saúde indígena, os antropólogos, os indigenistas, ouvindo principalmente a própria comunidade indígena, porque seguramente ninguém nesse momento tem condições de poder apresentar uma solução pronta para a situação, em que se encontra, principalmente, no tocante à reserva indígena Jaguapiru e Bororó, em Dourados."
Foram as denúncias divulgadas pela imprensa de um número excessivo de mortes por desnutrição entre crianças indígenas que deram origem à Comissão. Em Dourados, no Mato Grosso do Sul, já morreram doze crianças guaranis este ano. Os dados indicam uma taxa de mortalidade infantil muito acima da taxa brasileira, que já é considerada alta.
Devido às mortes, a Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, examinou cerca de 2 mil e trezentas crianças menores de cinco anos nas aldeias do Estado e identificou que quase 20 por cento delas apresentavam algum tipo de problema, entre eles a desnutrição.
De Brasília, Simone Salles