Rádio Criança

Unicef quer incluir desnutrição infantil no Nordeste na pauta do Governo ( 02' 54" )

17/03/2005 - 16h00

  • Unicef quer incluir desnutrição infantil no Nordeste na pauta do Governo ( 02' 54" )

Em 95% dos municípios do semi-árido, a taxa de mortalidade infantil é superior à média nacional. Na região, que inclui municípios do Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, 75% das famílias vivem com renda de menos de meio salário mínimo. Mesmo com os piores índices do país, para a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, o semi-árido não é uma região sem solução.

De acordo com o mapa da região elaborado pelo Unicef, há municípios cujos índices de desnutrição infantil são melhores que a média da região que é de 10% de desnutridos entre as crianças com menos de 2 anos de idade. A intenção do Unicef é multiplicar as experiências bem sucedidas, conforme explica a representante do órgão das Nações Unidas.

"Não é um problema de chuva, de seca, é um problema de compromisso político, de articulação da solidariedade horizontal, de aprender com os municípios que conseguiram a cor verde nos nossos mapas e de ir a frente e atingir a meta do milênio que é garantir nutrição adequada às crianças"

O secretário de Segurança Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Social, José Giacomo Baccarin, explica que há diferenças estruturais entre os municípios do semi-árido, os mais próximos do litoral são mais desenvolvidos, enquanto os do interior têm mais dificuldades, o que dificulta o trabalho individual em cada um.

"Eu acho que não podemos trabalhar com municípios isoladamente, mas com essas faixas do semi-árido. Muitas vezes faltam aos municípios mais do fundo informação e capacitação. São municípios mais pobres com mais dificuldades, muito pequenos e distantes, então, temos que trabalhar mais fortemente com a capacitação da estrutura administrativa"

Colocar o problema da desnutrição infantil na região do semi-árido na pauta do governo brasileiro é o objetivo do Unicef. A representante do Unicef no Brasil conta com a Câmara dos Deputados e com o Senado Federal para fiscalizar a aplicação de recursos orçamentários em programas que beneficiem a região. Ela vai propor à Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente que avalie o impacto nas crianças e nos adolescentes das propostas em discussão no Congresso, da mesma forma como é feito com as questões que envolvem impactos no meio ambiente.

O Unicef promoveu hoje oficina sobre o semi-árido brasileiro e a segurança alimentar de crianças e adolescentes. O evento faz parte da 32ª sessão do comitê permanente de nutrição da ONU que se reúne esta semana em Brasília.

De Brasília, Geórgia Moraes

Não informado

Não informado