Rádio Criança
Crianças terão nova caderneta de saúde
18/02/2005 - 18h30
-
Crianças terão nova caderneta de saúde
As crianças nascidas a partir de hoje no Brasil vão ter uma caderneta mais completa do que a anterior, que era chamado de cartão de vacinação. Lançada pelo Ministério da Saúde e distribuída às maternidades de todo os municípios do país, a Caderneta de Saúde da Criança é muito mais detalhada e vai permitir aos pais um acompanhamento minucioso do histórico do desenvolvimento de seu filho. A Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Alexia Ferreira, enumera as mudanças na nova caderneta.
Sonora:
"A nova caderneta se propõe a acompanhar crianças de 0 a 10 anos de idade, quando a anterior ia até os 6 anos. Além disso, a caderneta anterior continha as curvas de crescimento, o calendário vacinal, e, já na última versão, indicadores de desenvolvimento. A nova caderneta, além dessas informações contidas na anterior, traz dados sobre a gravidez, parto, puerpério, maiores informações sobre o recém-nascido e o seu nascimento. Há campos para preenchimento de informações sobre saúde auditiva, bucal e visual, espaço para o registro de intercorrências clínicas, dicas de alimentação saudável, dicas de saúde e prevenção de acidentes."
A nova caderneta vai facilitar as consultas médicas, já que todo o histórico infantil vai estar registrado ali. Aléxia Ferreira destaca que as mães terão acesso à nova caderneta ainda na maternidade, não importa se pública ou particular. Em um mês, todo o país já vai receber a nova caderneta. O Ministério da Saúde não vai substituir as cadernetas anteriores.
De Brasília, Adriana Magalhães.