Participação Popular
Financiamento público de campanhas eleitorais
09/05/2014 - 00h01
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Financiamento público de campanhas eleitorais

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal já votou contra a doação de empresas para campanhas eleitorais. Portanto, a maioria deles concorda com o financiamento público de campanhas.
Mas o que pouca gente percebe é que já há dinheiro público nas campanhas. Os partidos políticos recebem todo ano cerca de R$ 200 milhões do Fundo Partidário e os custos de transmissão das propagandasn obrigatórias em rádio e televisão são compensados pelo poder público. Em 2010, a propaganda obrigatória significou uma renúncia fiscal de mais de um bilhão de reais em favor das concessionárias de rádio e televisão.
O julgamento do STF foi suspenso, e ainda falta decidir se a nova regra valerá para as eleições deste ano e se haverá limite de doação de particulares. Você acha que este modelo de financiamento vai acabar com o chamado "caixa dois"? Como evitar que empresas criem lobbies junto aos políticos e paguem para ter suas demandas atendidas?
Este é o tema do Participação Popular desta sexta-feira.
O programa é apresentado pelo jornalista Fabrício Rocha, transmitido ao vivo para todo o país pela TV Câmara e em Brasília também para a Rádio Câmara. Mande sua pergunta para o 0800619619, para o email participacaopopular@camara.leg.br e para o twitter @participacaopop
Apresentação: Fabricio Rocha