Participação Popular

Financiamento público de campanhas eleitorais

09/05/2014 - 00h01

  • Financiamento público de campanhas eleitorais

Série Reforma Política o voto em lista fechada e o financiamento público de campanhas

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal já votou contra a doação de empresas para campanhas eleitorais. Portanto, a maioria deles concorda com o financiamento público de campanhas.

Mas o que pouca gente percebe é que já há dinheiro público nas campanhas. Os partidos políticos recebem todo ano cerca de R$ 200 milhões do Fundo Partidário e os custos de transmissão das propagandasn obrigatórias em rádio e televisão são compensados pelo poder público. Em 2010, a propaganda obrigatória significou uma renúncia fiscal de mais de um bilhão de reais em favor das concessionárias de rádio e televisão.

O julgamento do STF foi suspenso, e ainda falta decidir se a nova regra valerá para as eleições deste ano e se haverá limite de doação de particulares. Você acha que este modelo de financiamento vai acabar com o chamado "caixa dois"? Como evitar que empresas criem lobbies junto aos políticos e paguem para ter suas demandas atendidas?

Este é o tema do Participação Popular desta sexta-feira.

O programa é apresentado pelo jornalista Fabrício Rocha, transmitido ao vivo para todo o país pela TV Câmara e em Brasília também para a Rádio Câmara. Mande sua pergunta para o 0800619619, para o email participacaopopular@camara.leg.br e para o twitter @participacaopop

Apresentação: Fabricio Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.