Participação Popular
Programa debate a ecologia do dia a dia
22/06/2012 - 17h00
-
Programa debate a ecologia do dia a dia
Não só os grandes chefes de Estado, reunidos na Rio+20, estão com o poder de mudar os rumos do mundo para um desenvolvimento sustentável, que respeite o meio ambiente e garanta o crescimento. Mais importante do que eles, é o que o cidadão faz no dia a dia. Será que na sua rua passa o caminhão de lixo todos os dias e há separação dos resíduos orgânicos daqueles que podem ser reciclados? Essa é uma informação importante, porque não adianta separar o lixo em casa se nos depósitos ele é misturado. O lixo é um problema muito sério, que aumenta à medida que aumenta a população. E pior, alguns resíduos são tóxicos e demoram a se decompor, precisam de destinos especiais, como as baterias, lâmpadas e até o óleo de soja.
A lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um marco na gestão ambiental no Brasil e lança uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano. Essa lei foi sancionada em 2010 e impõe obrigações a governos, a empresários e a cidadãos a respeito do gerenciamento do lixo e de materiais recicláveis. Esse é o tema do Participação Popular desta semana.
Os interessados podem debater, ao vivo, a partir das 17h, pelo 0800-619619, pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br, pelo twitter.com/participacaopop ou, ainda, pelo bate-papo em tempo real no endereço www.edemocracia.gov.br
Apresentação: Fabrício Rocha, com participação de Ginny Morais