Painel Eletrônico
Dep. Silvio Costa Filho: Número de legendas tende a diminuir com as federações partidárias
13/08/2021 - 00h00
-
Entrevista - Dep. Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)
Com a instituição das federações partidárias, o deputado Silvio Costa Filho (REP-PE) avalia que o sistema político brasileiro pode avançar para uma concentração maior de legendas, diminuindo o volume atual, com mais de 30 siglas em funcionamento. O deputado, que relatou a proposta na Câmara, estima que ideal seria a existência de no máximo 15 partidos.
Ele aponta que, após a sanção presidencial, os dirigentes partidários já devem começar a debater a estruturação interna das federações partidárias. De acordo com o projeto, os partidos devem permanecer unidos por pelo menos quatro anos, compartilhando o mesmo conteúdo programático, bem como os fundos partidário eleitoral, e após este período a situação pode ser mantida nas, se não houver acordo para seu prosseguimento, a união pode ser desfeita e os partidos originários voltam a funcionar, o que difere dos mecanismos de fusão e incorporação de legendas.
Durante o período de funcionamento da federação, os partidos integrantes devem atuar como uma única legenda, tanto nas eleições quanto nas discussões e votações legislativas, segundo explica o deputado Silvio Costa Filho.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi