Painel Eletrônico
Dep. Aliel Machado: Segurança das urnas eletrônicas vem sendo aprimorada há 25 anos no país
09/08/2021 -
-
Entrevista - Dep. Aliel Machado (PSB-PR)
O deputado Aliel Machado (PSB-PR) reitera que as urnas eletrônicas no Brasil são segurar e nunca foram fraudadas, mas defende o aprimoramento constante da segurança e confiabilidade dos mecanismos de votação e apuração. Ele lembra que, apesar de já existir há 25 anos, o sistema é constantemente atualizado, com iniciativas como a biometria e medidas de auditagem do voto.
O parlamentar admite que o processo eleitoral no Brasil pode avançar para que os votos sejam auditados, desde que a pedido apenas dos partidos políticos e candidatos a cargos majoritários, desde que arquem com os cursos da recontagem. Atualmente, Aliel Machado aponta que outras ações podem aprofundar a segurança das urnas, como o aumento do total de sessões auditadas.
O congressista alerta também para os custos financeiros e de logística, além dos riscos políticos, com a eventual volta do sistema manual de apuração, conforme previsto no relatório que acabou sendo derrotado em comissão especial. Ele cita que apenas a adaptação das urnas custaria perto de R$ 2 bilhões, que seriam somados aos custos de manter os perto de três milhões apuradores necessários para o processo de contagem, sem contar com a presença de fiscais dos partidos e eleitores.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi