Painel Eletrônico
Dep. Filipe Barros: Divergência sobre voto impresso continua mesmo com decisão em Plenário
09/08/2021 -
-
Entrevista - Dep. Filipe Barros (PSL-PR)
Relator do parecer vencido na comissão especial do voto impresso, o deputado Filipe Barros (PSL-PR) comemora a decisão de que o tema seja analisado pelo Plenário da Câmara, mas não acredita que o resultado encerre a polêmica em torno do assunto. Ele lamenta que um tema de caráter acadêmico e científico tenha sito desviado para o campo partidário e teme que qualquer decisão do conjunto dos deputados venha a ser judicializado junto ao Supremo Tribunal Federal.
Filipe Barros questiona dois pontos principais do sistema atual de votação eletrônica. O primeiro é que, ao votar, o eleitor não consegue conferir o registro de suas escolhas, por não dispor de nenhum comprovante impresso. E o segundo é o momento da apuração, quando os votos são totalizados dentro de cada urna antes de serem reunidos na contagem geral.
Por isso, o parlamentar apresentou uma nova versão de seu relatório antes da votação na comissão especial, garantindo a impressão de todos os comprovantes sem contato físico com o eleitor e estabelecendo a apuração manual dos votos coletados em cada uma das perto de 500 mil sessões eleitorais do país.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi