Painel Eletrônico

Dep. Weliton Prado: Legislação para o diagnóstico e tratamento do câncer precisa ser cumprida

07/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Weliton Prado (PROS-MG)

O cumprimento das leis dos 60 e dos 30 dias é o primeiro objetivo da comissão especial de combate ao câncer no Brasil, segundo revela o deputado Weliton Prado (Pros-MG), autor do requerimento que viabilizou a criação do colegiado. A primeira norma determina que o paciente tem direito a iniciar o tratamento contra a doença no máximo em 60 dias após o diagnóstico, e a segunda estabelece limite de 30 dias para a realização dos primeiros exames após a detecção de suspeita de câncer.

Weliton Prado acrescenta que a comissão especial também vai fazer um levantamento sobre a rede de tratamento e sobre os processos de diagnóstico da doença. Ele antecipa que muitas regiões do país não são assistidas por hospitais especializados ou estruturas para exames, e reforça que os pacientes precisam ter a comodidade de fazer o tratamento próximos de sua casa.

Para o parlamentar, é preciso também entender a dinâmica da Anvisa na aprovação de novos medicamentos e técnicas de tratamento, porque muitos novos insumos já foram liberados por autoridades sanitárias de outros países, mas ainda não são permitidos no Brasil. O país registra hoje cerca de 600 mil novos casos e perto de 280 mil mortes pelo câncer a cada ano.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE