Painel Eletrônico
Dep. Padre João: coronavírus amplia insegurança alimentar entre mulheres, negros e pessoas com baixa escolaridade
21/05/2021 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Padre João (PT-MG)
A insegurança alimentar se torna mais profunda devido a questões geográficas, de gênero, étnicas e nível educacional, segundo diagnostica o deputado Padre João (PT-MG), coordenador da frente parlamentar em defesa da segurança alimentar e nutricional e autor de pedido para realização de audiência pública sobre o tema na Comissão de Seguridade Social e Família. O parlamentar aponta que a fome atinge com mais severidade as famílias carentes do Nordeste e Região Amazônica e, por conta da pandemia de coronavírus, também afeta em primeiro lugar mulheres e negros e pessoas com baixa escolaridade.
Estudos revelam que perto de 125 milhões de brasileiros não têm acesso adequado a alimentos de qualidade e, destes, 19 milhões estão efetivamente passando fome. Padre João lembra que a alimentação correta é a primeira etapa para a garantia de imunidade e, por outro lado, uma pessoa malnutrida fica mais vulnerável a doenças como a Covid-19.
O deputado ainda lamenta a extinção ou redução de políticas e programas, especialmente de apoio à agricultura familiar, pela prioridade à produção de commodities para exportação.
Apresentação - Marcio Achilles Sardi