Painel Eletrônico
Dep. Arlindo Chinaglia: Países que adotam voto eletrônico nunca registraram indícios de fraude
20/05/2021 -
-
Entrevista - Dep. Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Integrante da comissão especial que discute a volta do voto impresso no país, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) alega que a desconfiança em torno do voto eletrônico no país, criada por setores políticos, vai contra a segurança já demonstrada em 25 anos de existência do novo sistema no Brasil. Ele aponta que, desde 1996, numa existiu nenhum indício de fraude nos procedimentos de votação, da mesma forma que a confiabilidade do sistema eletrônico é aferida em outros países que adotam a tecnologia.
Arlindo Chinaglia faz uma comparação com as transferências digitais no sistema bancário, em que o cliente não vê o dinheiro, fisicamente, ser transferido de ou para sua conta, e ainda assim acredita na operação eletrônica que está sendo feita. Da mesma forma, o parlamentar aponta que o Tribunal Superior Eleitoral deve atuar constantemente para garantir a segurança tanto no momento da votação quanto na transferência dos dados para o controle central de apuração.
Para Arlindo Chinaglia, a impressão da cédula pode colocar em risco o voto secreto, considerado por ele a maior evolução da democracia.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi