Painel Eletrônico
Dep. Danilo Cabral: Venda da Eletrobras pode encarecer tarifas para consumidores e empresas
19/05/2021 -
-
Entrevista - Dep. Danilo Cabral (PSB-PE)
Líder do PSB na Câmara, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) recupera estudos que apontam para um aumento de 17% nas tarifas de energia com a emissão de ações da Eletrobras, objeto de medida provisória em discussão no Parlamento, que terá como consequência o fim do controle da União sobre a companhia. Ele reitera que o peso da energia representa perto de 40% do valor de insumos nas indústrias, e a possibilidade de venda dos ativos da empresa pode provocar o repasse de custos de produtos para o consumidor final.
O parlamentar também levanta argumentos relativos à soberania nacional sobre a gestão das águas, já que a área de atuação da Eletrobrás concentra 52% das bacias hidrográficas. Por isso, Danilo cabral sustenta que a maioria dos países do mundo, inclusive sob o regime liberal de economia, mantêm o caráter público de suas empresas de geração de energia.
E o deputado critica ainda a estimativa de retorno ao Tesouro Nacional com a emissão de novas ações da companhia, em torno de R$ 25 bilhões, lembrando que apenas nos últimos três anos a Eletrobrás, que é superavitária, apresentou lucro líquido de perto de R$ 30 bilhões.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi