Painel Eletrônico

Dep. Renata Abreu: Sistema político nacional deve valorizar a participação popular nas decisões

07/05/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Renata Abreu (Pode-SP)

Relatora da comissão especial que está definindo as regras para as eleições de 2022, a deputada Renata Abreu (Pode-SP) vai defender o estabelecimento de uma assembleia específica para reformar o sistema político e eleitoral brasileiro, com representantes que passem por quarentena posterior em futuros pleitos. A deputada observa que a cada período eleitoral há avanços, apesar de muitas mudanças não alterarem a estrutura dos processos eleitorais.

Entre os principais debates que o colegiado deve estabelecer, estão questões relacionadas ao fim das coligações, cláusula de barreira, financiamento das campanhas e mandatos coletivos, segundo destaca a parlamentar. Ela também ressalta que a definição de uma cota efetiva de cadeiras para mulheres nos parlamentos pode representar o aumento da participação feminina na política. Renata Abreu aponta ainda a necessidade de valorizar e fortalecer mecanismos de participação direta da sociedade, como os projetos de iniciativa popular e a realização mais frequente de plebiscitos sobre temas de interesse nacional.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE