Painel Eletrônico
Dep. Alice Portugal: Cultura precisa de novos modelos de financiamento e formas de divulgação
22/04/2021 -
-
Entrevista - Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA)
Presidente da Comissão de Cultura da Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) comemora a extensão dos prazos da Lei Aldir Blanc pelo Congresso, viabilizando que a captação e execução dos projetos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) se estenda até o final do ano, mas alerta que o segmento precisa de novos modelos de financiamento e novas formas de interação com a sociedade, para conseguir se manter enquanto a pandemia de Covid-19 persistir.
A extensão dos prazos da lei foi aprovada porque, dos R$ 3 bilhões destinados ao setor em 2020, quase R$ 800 milhões não foram utilizados, em grande parte devido à troca de gestões municipais na virada do ano. Assim, Alice Portugal lembra que a prorrogação não representa o aporte de novos recursos.
A parlamentar aponta que a maior parte das manifestações culturais demanda aglomeração de pessoas, o que tem sido inviável desde o começo do ano passado e deixa milhares de trabalhadores da cultura sem ocupação, especialmente profissionais dos bastidores das produções artísticas.
Apresentação: Marcio Achilles Sardi