Painel Eletrônico

Livro mostra importância da Agência Câmara para a cobertura política no país

20/02/2026 - 08h00

  • Entrevista - Tiago Miranda, repórter da Agência Câmara

Repórter há mais de uma década na Agência Câmara, Tiago Miranda está à frente de uma pesquisa robusta sobre como a página de notícias da Câmara dos Deputados tem tido um papel de destaque no acompanhamento jornalístico do Congresso. O trabalho, resultado da dissertação de mestrado do jornalista, acaba de ser publicado pelas Edições Câmara com o título No centro da notícia: a Agência Câmara como fonte para a cobertura política.

 Em entrevista ao Painel Eletrônico, nesta sexta-feira (20), Miranda lembrou que a Agência Câmara foi criada em 2000 com a intenção de ser fonte primária para os veículos de imprensa que cobriam o Congresso. Ao longo de mais de 25 anos, o papel da agência se expandiu e hoje as informações publicadas também conseguem chegar diretamente ao cidadão.

“Uma das conclusões (da pesquisa) foi que a Agência Câmara não era mais só um veículo próprio oficial para a imprensa, (...) um atravessador de notícias para a imprensa, mas era uma fonte primária de informação para os grandes veículos de comunicação, para os pequenos veículos de comunicação e para a sociedade em geral,” disse.

Tiago Miranda relatou dois usos principais das notícias publicadas pela Agência Câmara. Grandes veículos com repórteres em Brasília usam a agência para acompanhar temas fora do Plenário, como debates nas comissões da Câmara. Já veículos regionais, muitas vezes sem estrutura na capital, segundo ele, replicam matérias e, às vezes, acrescentam informações locais.

Os jornalistas ouvidos pela pesquisa disseram que veem a agência como fonte de informação credível e completa.

“Isso eu achei bem relevante, porque hoje em dia a gente pega essa questão de redes sociais, muita desinformação, cada um querendo falar para sua própria bolha. Teve até um repórter que falou que a notícia (na agência) era crua e completa, sem puxar para um lado ou para o outro. E a partir daí eles vão querer adequar para os seus públicos,” detalhou Miranda.

A pesquisa constatou que os boletins eletrônicos da Agência Câmara são assinados majoritariamente por cidadãos comuns e entidades da sociedade civil. Segundo Tiago Miranda, cerca de 5% apenas dos assinantes são veículos de imprensa.

O livro No centro da notícia: a Agência Câmara como fonte para a cobertura política, de Tiago Miranda, está disponível para download gratuito pela página das Edições Câmara.

Apresentação: Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.