Painel Eletrônico
Deputada Alice Portugal: combate ao feminicídio é prioridade na Comissão da Direitos Humanos em 2026
06/02/2026 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Alice Portugal (PCdoB/ BA)
A nova presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), disse que uma das prioridades de atuação à frente do colegiado será o combate ao feminicídio.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (6), a deputada destacou o lançamento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, que integra os três poderes em medidas de enfrentamento ao crime.
“O feminicídio é uma chaga social. Não à toa que nesta semana os três poderes lançaram um pacto nacional contra o feminicídio, conclamando em especial os homens a se unirem às mulheres. Uma campanha que tem como elemento nuclear ‘Todos Juntos por Todas’. A verdade é que a cada 6 horas uma mulher é morta no Brasil. Isso é algo muito grave,” disse.
Parlamentar pela Bahia - um dos estados em que o carnaval tem uma das festas mais tradicionais do país - Alice Portugal enfatizou que houve avanços nos últimos anos no combate à violência contra a mulher nos eventos de folia. Segundo ela, blocos tradicionais se engajaram em campanhas para mudança de práticas como o “corredor do beijo”, em que mulheres eram agarradas à força por grupos de homens.
“Temos que incentivar essas campanhas de paz do carnaval de que ‘Não é não.’ Não é que vai acabar a paquera. Mas, se a mulher disse não, é não. Se o homem disse não, é não também. Então, essa é uma questão determinante. É permitido tudo o que for consentido. O que não for consentido sentido? É não.”, enfatizou.
Alice Portugal disse que a Comissão de Direitos Humanos vai procurar abordar a questão do carnaval nesta semana que antecede o início oficial da folia.
A nova presidente da comissão disse que o colegiado deve debater também outros aspectos de direitos humanos, como os direitos dos animais, a partir de casos como o da morte do cão Orelha, em Santa Catarina.
Apresentação - Ana Raquel Macedo