Painel Eletrônico
Deputado Rodrigo Rollemberg: defesa dos direitos das pessoas com deficiência não é agenda da direita ou da esquerda
05/02/2026 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), disse, nesta quinta-feira (5), que os direitos avançaram no país, mas é preciso estar atento para que não haja retrocessos. Rollemberg falou ao Painel Eletrônico sobre as prioridades de sua gestão à frente da comissão em 2026.
“Nós temos que ter uma capacidade fiscalizadora no sentido de identificar se a legislação aprovada, se ela efetivamente está sendo executada tanto pelo Governo Federal, pelos governos estaduais, pela iniciativa privada e o que podemos ampliar de direitos para as pessoas com deficiência. Nós temos um princípio: regredir jamais,” afirmou.
Para o deputado, a pauta da defesa dos direitos das pessoas com deficiência não é agenda da direita ou da esquerda, mas do conjunto da população.
“No país polarizado em que vivemos, não é uma agenda de direita, não é uma agenda de esquerda, ela é uma agenda do conjunto da população brasileira, ou seja, todos aqueles que querem um país mais justo, mais solidário, mais generoso, devem ter compromisso com a agenda de ampliação dos direitos das pessoas com deficiência,” defendeu.
Rodrigo Rollemberg disse que, à frente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pretende sensibilizar os parlamentares na destinação de recursos orçamentários para essa pauta. Ele enfatizou que pretende dar continuidade ao trabalho feito pelo presidente anterior da comissão, seu colega de partido Duarte Jr. (PSB-MA), ouvindo sempre a sociedade civil e as entidades na construção da agenda de debates e votações.
Apresentação - Ana Raquel Macedo