Painel Eletrônico

Deputado Pompeo de Mattos: “Não temos como impedir enchentes, mas temos como melhorar enfrentamento das adversidades climáticas”

10/12/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Pompeo Mattos (PDT-RS)

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul pode votar, nesta quarta-feira (10), o relatório parcial do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

O relatório tem 90 páginas e faz um balanço dos trabalhos da comissão externa, que avaliou os impactos das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2023 e 2024. O relator também propõe medidas para minimizar as consequências dos desastres sobre centenas de municípios gaúchos e milhares de famílias, bem como ações preventivas.

Em entrevista ao Painel Eletrônico (10), Pompeo de Mattos ressaltou que o cenário de mudanças climáticas torna cada vez mais comuns enchentes e cheias no Rio Grande do Sul. Cabe aos gestores e ao poder público em geral buscar medidas de prevenção e mitigação dos efeitos de chuvas e estiagens mais intensas, segundo ele.

“Nós não temos como impedir as enchentes, mas temos como melhorar enfrentamento das adversidades climáticas. Infelizmente o clima cada vez está mais severo, com mais chuva, mais enchente, mais secas também. O Rio Grande do Sul está vivendo isso e nós temos como fazer ações concretas, objetivas, pontuais, para que a gente possa fazer as barreiras para conter essas águas de enchente. E é possível, tem como fazer, existe engenharia, existem técnicas no mundo que fazem isso. Para que a gente possa, se não impedir, no mínimo minorar as angústias, os efeitos dessas enchentes que aconteceram e que voltarão a acontecer no Rio Grande do Sul,” disse.

O relatório parcial também aponta 18 propostas prioritárias, entre projetos que tratam de suporte ao setor produtivo e à população atingidos pelas enchentes.

O relator defende a continuidade dos trabalhos da comissão externa em 2026.

Apresentação - Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE