Painel Eletrônico

Deputado Jonas Donizette: paciente oncológico precisa ter atendimento de saúde bucal priorizado

28/11/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Jonas Donizette (PSB-SP)

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, nesta semana, proposta que inclui acesso prioritário de pacientes oncológicos e idosos aos serviços odontológicos do Sistema Único de Saúde (PL 3681/23). O projeto poderá seguir diretamente para o Senado, sem necessidade de votação pelo Plenário.

Em entrevista ao Painel Eletrônico (28), o autor do projeto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), explicou que apresentou a proposta por sugestão de profissionais de saúde que acompanhavam pacientes oncológicos em sua cidade, Campinas. O deputado já foi prefeito por duas vezes no município.

“E numa das visitas que eu fiz a uma unidade de tratamento oncológico, eu conversava com as pessoas e elas elogiavam o tratamento, mas uma reclamação recorrente era de boca seca, sempre uma reclamação constante na parte bucal. E aí, numa dessas visitas, me acompanhava uma médica que também era dentista. E ela disse que tanto a quimioterapia quanto a radioterapia afetam muito as glândulas salivares. É por isso que a pessoa no tratamento de câncer fala que está com a boca seca, dificuldade de ingerir alimentos. E parece uma coisa assim pouca, mas não é, porque o incômodo é muito grande,” contou.

No decorrer da votação da proposta pelas comissões da Câmara, os parlamentares acrescentaram ao texto a prioridade também aos idosos. Jonas Donizette concordou com a mudança.

“Nós estamos vindo de uma geração, de cinco décadas atrás, que as pessoas quando tinham algum problema no dente, uma dor, não havia praticamente um tratamento, era feito a extração do dente. Então, ainda nós temos no Brasil um grande número de pessoas idosas que têm falta de dente ou têm sérios problemas bucais. Então, quando me consultaram para ver se poderia ser feita essa inclusão, eu falei que não haveria problema algum. E muitas vezes as duas coisas se juntam; o câncer aparece justamente na terceira idade,” afirmou.

Pelo texto aprovado, a prioridade a pacientes oncológicos e idosos em tratamentos odontológicos no SUS será incluída na lei da Política Nacional de Saúde Bucal (Lei 14.572/23).

Apresentação: Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE