Painel Eletrônico

“Não podemos relativizar nenhum tipo de agressão”, diz ministra das Mulheres

27/11/2025 - 08h00

  • Entrevista - Ministra da Mulheres, Márcia Lopes

A Câmara dos Deputados homenageia, nesta quinta-feira (27), os 20 anos do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher. O serviço completou duas décadas em 25 de novembro.

Em entrevista ao Painel Eletrônico (27), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou que o Ligue 180 se tornou mais do que um canal de denúncias de violências diversas sofridas pelas mulheres, mas também um meio de orientação e acolhimento. O serviço, gratuito, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir do trabalho de uma equipe de 350 mulheres treinadas para receber as denúncias de forma segura e acolhedora.

Segundo Márcia Lopes, foram mais de 17 milhões de atendimentos em 20 anos, entre 2005 e 2025. No último ano, foram mais de 91 mil denúncias relativas à violência física; 130 mil de violência psicológica; 104 mil de perseguição e stalking.

“A gente sabe que também que as denúncias do Ligue 180 vêm geralmente de mulheres que têm de 25 a 49 anos e de mulheres de baixa renda para uma renda menor. Então, quanto mais essa mulher também tiver autonomia, mais condição ela terá de reagir, de não permitir, de denunciar as situações vividas. (...) Nós temos as Casas da Mulher Brasileira, os centros de referência, inúmeras iniciativas com universidades e outros movimentos sociais no sentido de fazer chegar às mulheres em todo o território nacional (esse apoio),” disse.
“Ninguém escapa da violência. As mulheres pescadoras, as mulheres do campo, as mulheres evangélicas, as mulheres indígenas, as mulheres da área urbana, rural, as mulheres empresárias, as mulheres que têm nível superior, as mulheres que têm cargos importantes de direção em todos os setores,” complementou.

Segundo a ministra, a violência, em todas as suas formas, não pode ser relativizada e precisa ser combatida para que não chegue ao fim da linha, ao feminicídio.

“Nós não podemos relativizar nenhum tipo de agressão, não podemos permitir que aconteça, porque não adianta o país crescer na economia e se manter em níveis inaceitáveis de violência contra as mulheres,” defendeu.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, é uma das convidadas da sessão solene em homenagem ao Ligue 180, na Câmara dos Deputados.

Apresentação - Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE