Painel Eletrônico
Deputado Albuquerque: projeto avança ao restringir acareação de vítima com acusado de crime contra a mulher
26/11/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Albuquerque (Rep-RR)
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece que a acareação entre o acusado de crime com violência contra a mulher e a ofendida somente será realizada em situação de extrema necessidade, preferencialmente por videoconferência, salvo manifestação expressa da vítima para que seja realizada presencialmente (PL 1197/23).
Em entrevista ao Painel Eletrônico (26), o autor da proposta, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), explicou que sugeriu a mudança no Código de Processo Penal ouvindo grupos de mulheres em seu estado sobre os traumas causados por acareações com acusados de violência.
“Quando a mulher está frente a frente com o seu agressor, isso causa um trauma psicológico para as mulheres. Deixamos aberto no projeto para que a mulher possa ter o direito de encarar aquele agressor dela. E aquela que não quiser encarar, a lei não vai obrigar a encarar. E se ela quiser por videoconferência, (pode). Eu acredito que (a proposta) vai atender a demanda nacional e nós vamos contribuir muito pra defesa da mulher brasileira,” disse.
Com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o texto pode seguir diretamente para o Senado, sem necessidade de passar pelo Plenário.
Apresentação - Ana Raquel Macedo