Painel Eletrônico
Deputado Dr. Zacharias Calil: prevenção de doenças começa na infância e adolescência
19/11/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (União-GO)
O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) alerta que a prevenção de doenças começa no acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes. Ele é autor dos projetos que deram origem às leis das campanhas do Outubrinho Rosa (Lei 15.009/24) e do Novembrinho Azul (14.694/23).
Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado, que é cirurgião pediátrico, destaca a importância de meninas e meninos continuarem sendo acompanhados por profissionais de saúde ao longo da infância e da adolescência.
“Eu sempre lutei e continuo lutando para que os hospitais de pediatria sejam hospital da criança e do adolescente. Isso nós temos em Goiás. Por exemplo, nos Estados Unidos, eles atendem crianças até 18 anos, tem serviço que até 21 anos faz o atendimento. Então hoje nós temos vários especialistas nessa área de adolescência. Não é só pediatra. A gente tem que saber indicar exatamente aquele profissional que tem experiência com criança, porque criança não é um adulto em miniatura. Então, a gente tem que saber tratar essas patologias, orientar da melhor maneira possível,” disse.
Dr. Zacharias Calil citou, por exemplo, a importância da vacinação contra HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em dose única, pelo SUS. A vacina é uma das principais formas de prevenção do vírus HPV, que afeta pele e mucosas e está associado a vários tipos de câncer, como colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta.
O deputado exemplifica outras questões de saúde que podem ser identificadas em crianças e adolescentes com a ida regular aos serviços de saúde.
“Nas meninas, sabemos que tem aquelas podem ter um tumor de ovário, um tumor de mama. Nos meninos, chamo atenção da minha especialidade, que é a cirurgia pediátrica, as crianças têm muitas alterações, principalmente ao nível da genitália. É aquele testículo que fica numa posição alta, uma fimose. E isso causa muitos efeitos, inclusive do ponto de vista psicossocial,” alertou.
Na Câmara dos Deputados, as campanhas do Outubrinho Rosa e do Novembrinho Azul vão ser tema de ato público nesta quarta-feira, no Salão Nobre, com a presença de autoridades, especialistas e adolescentes.
Apresentação - Ana Raquel Macedo