Painel Eletrônico
Deputada Adriana Ventura: Empreender no Brasil é um ato de coragem, especialmente para a mulher
19/11/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Adriana Ventura (Novo-SP)
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, foi criado pelas Nações Unidas em 2014 como reconhecimento da importância das mulheres no mercado empreendedor e na promoção da liberdade econômica e da equidade. Mas, se já é difícil empreender no Brasil de forma geral, para as mulheres as barreiras são ainda maiores.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (19), a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) comentou algumas das dificuldades. Ela é professora de empreendedorismo há mais de 20 anos.
“Empreender no Brasil é um ato de coragem. É um ato de coragem primeiro pelas diversas inseguranças, um dia é de um jeito, outro dia é de outro. Também pela dificuldade de acesso a crédito. Muitas coisas melhoraram ao longo do tempo, mas as mulheres especificamente têm mais dificuldade de acessar crédito que outros, pagam mais caro. Uma mulher que geralmente tem uma sêxtupla jornada, porque ela é mulher, ela é mãe, ela é filha, ela é esposa, ela é um monte de coisa, uma super profissional e ela tem que dar conta de empreender com todas essas dificuldades. E muitas vezes sem o devido suporte. E tem muitos lares que são comandados só por mulheres e essas mulheres empreendem inclusive para sobreviver,” disse.
No Brasil, 34% dos negócios são liderados por mulheres. São mais de 10 milhões de empreendedoras, especialmente no setor de serviços.
Adriana Ventura destacou que a lei sobre microempreendedor individual (MEI) permitiu a formalização dos negócios de muitas mulheres, de forma simplificada. Ela entende que essa legislação pode ser atualizada, assim como a do Simples Nacional, de forma a permitir a ampliação dos negócios que estão dando certo.
Para a deputada, é importante também reduzir a burocracia e a carga tributária no país, assim como avançar em um melhor ambiente de negócios, com a votação de uma Reforma Administrativa.
A parlamentar dá uma dica às mulheres que desejam formalizar seus negócios ou iniciar um empreendimento.
“O cair e levantar é normal, fracassar é normal, a gente só não pode desistir. É preciso sobreviver, lutar; mas, gente, é muito bom empreender, ter essa autonomia, essa independência. Essas mulheres são maravilhosamente criativas, elas dão soluções para muitas coisas. Então a gente precisa incentivar cada vez mais, porque dessas necessidades e dessa sobrevivência nascem soluções que resolvem o problema de todos nós, de todos os brasileiros,” afirmou.
Adriana Ventura é uma das autoras para a realização de uma sessão solene na Câmara em homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino, nesta quarta-feira. A sessão pode ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Apresentação - Ana Raquel Macedo