Painel Eletrônico
Câmara Mirim chega à vigésima edição com uma história de formação cidadã e vivência política de crianças de várias partes do país
29/10/2025 - 08h00
-
Entrevista - Servidora Ana Marúsia Lima
A 20ª edição do Câmara Mirim começa nesta quarta-feira (29) e segue até amanhã (30) na Câmara dos Deputados. O programa, que traz a Brasília estudantes e professores de várias partes do país, permite uma imersão política de crianças e adolescentes, com vivências próprias de um mandato parlamentar. Nesta edição, são 129 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, vindos de escolas de seis estados e do Distrito Federal.
A servidora Ana Marúsia Lima integra a equipe do Câmara Mirim. Em entrevista ao Painel Eletrônico (29), ela comentou como o projeto, em vinte anos, permitiu um verdadeiro “contágio do bem”.
“A gente consegue observar que a discussão da política dentro de sala de aula, dentro dos próprios parlamentos municipais, dentro das comunidades, por ela, as crianças conseguem ter acesso a informações e imaginar que, sim, elas também fazem parte da política e isso acaba contagiando suas famílias, suas escolas, seus colegas, contagiando a comunidade e às vezes até mesmo a cidade inteira que se mobiliza, especialmente quando um estudante é escolhido para vir a Brasília representar a sua ideia, representar a sua escola, representar a sua comunidade. Então é um grande projeto de contágio do bem,” defendeu.
Durante os dois dias de programa, os deputados e as deputadas mirins debatem em comissões e no Plenário três projetos de lei selecionados para esta edição, dentre mais de 400 ideias recebidas.
As propostas selecionadas foram:
- “Proteção à infância contra adultização e exploração nas redes”, de Nicolas Guilherme dos Anjos (Rio Claro/SP);
- “Lei da Biblioteca Espacial do Conhecimento – Conectando o Brasil às estrelas da ciência”, de Pedro Henrique Vilela Souza (Cachoeira do Itapemirim/ES);
- “Lei Anti-Vape – Prevenção ao uso de cigarros eletrônicos por adolescentes”, de Eloá Vieira dos Santos (Petrolina/PE).
Para quem não conseguiu participar da edição deste ano e quiser se organizar para o programa no ano que vem, a servidora Ana Marúsia dá a dica:
“Então, os professores, os educadores e os estudantes têm que ficar de olho no portal Plenarinho, que é o plenarinho.leg.br. Nós estamos nas redes sociais, no Facebook, no Instagram. Assim que for divulgada a inscrição dos estudantes, eles podem enviar as suas ideias em forma de projeto de lei. Com a sua linguagem mesmo, não precisa se preocupar com ‘legislês’. Apenas os projetos precisam ser individuais, porque as inscrições não são aceitas para projetos feitos em grupo. Isso é a inscrição das crianças. E os professores e os educadores vão ter também um concurso de redação e eles podem inscrever sua redação e assim possibilitar a vinda das suas turmas, dos seus vereadores mirins para Brasília. Os professores também podem incentivar os seus estudantes a escreverem os projetos de lei. Então os dois concursos vão acontecendo juntos para que, no fim das contas, em outubro de 2026, a gente consiga fazer a 21ª edição do Câmara Mirim,” explicou.
As reuniões das comissões e a sessão desta 20ª edição do Câmara Mirim serão transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Mais informações sobre o Câmara Mirim 2025 estão disponíveis no portal do Plenarinho.
Apresentação - Ana Raquel Macedo