Painel Eletrônico
Gravação itinerante de “A Voz do Brasil” chega a João Pessoa; capital paraibana encerra ações comemorativas dos 90 anos do programa
17/10/2025 - 08h00
-
Entrevistas - Luciana Vieria, Suetoni Souto Maior e Verônica Guerra
A capital paraibana, João Pessoa, encerrou, nesta sexta-feira (17), o projeto de gravação itinerante do programa “A Voz do Brasil”.
Como parte das comemorações dos 90 anos do programa, “o Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa os últimos 20 minutos do histórico noticiário brasileiro, passou pelos estúdios de cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV.
Desde agosto, a equipe da Rádio Câmara Brasília esteve nas cinco regiões do país para apresentar a Voz do Brasil em conjunto com os profissionais das emissoras que fazem parte da rede.
As gravações passaram por Bauru (SP), Balneário Camboriú (SC), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e, finalmente, João Pessoa (PB).
Em entrevista ao Painel Eletrônico, momentos antes da gravação desta sexta-feira, a servidora da Câmara dos Deputados Luciana Vieira, que trabalha na equipe da Voz do Brasil há mais de 20 anos, comentou a importância de levar a cada cidadão brasileiro a fala de seus representantes e as políticas públicas discutidas pelo Parlamento.
“Os deputados trazem todas as preocupações, bandeiras, aquilo que defende ou aquilo que é contra. E esse trabalho da comunicação pública fortalece a cidadania, ao tornar a relação entre representantes e representados cada vez mais próxima. Os deputados podem defender políticas públicas grandes, como uma Reforma da Previdência, uma Reforma Tributária, a isenção do imposto de renda. Mas tem um deputado que às vezes está lutando para pavimentar 10 km de uma rodovia e isso vai mudar a situação daquela comunidade, melhorar a mobilidade urbana, facilitar o escoamento e movimentar a economia, gerar emprego e renda. Então eu estou muito feliz de participar desse projeto e de a gente seguir nessa luta para levar ao cidadão a informação mais clara, objetiva e correta possível,” destacou a servidora.
Diretor de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa, Suetoni Souto Maior enfatizou, na participação ao vivo no Painel Eletrônico, o papel das emissoras legislativas em ampliar a transparência.
“João Pessoa e a Paraíba têm uma tradição muito forte de rádio e a Voz do Brasil, nos seus 90 anos, tem uma importância muito grande para nossa população. E na Rádio Câmara, a gente tem projetos para se tornar esse canal de comunicação com a população, para que a gente estimule a transparência, o trabalho dos nossos legisladores, mas não só isso, a gente traga também a cultura e traduza para o cidadão a importância do que é votado aqui, do que é discutido e como isso impacta na vida das pessoas,” afirmou.
A gerente de conteúdo da diretoria de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa, Verônica Guerra, também participou da entrevista e lembrou que estudantes da Universidade Federal da Paraíba iriam acompanhar as gravações da Voz do Brasil na emissora, nesta sexta.
“Para levar para academia essa importância da rádio pública, do jornalismo que se faz nas emissoras públicas, no Poder Legislativo, trazer esse estudante para ouvir, ver e saber o que a gente oferece,” salientou Verônica.
A Rádio Câmara Brasília e a Rádio Câmara João Pessoa, assim como as demais 26 emissoras da Rede Legislativa de Rádio, levam aos ouvintes as transmissões ao vivo das sessões plenárias e conteúdos jornalísticos e culturais.
Apresentação - Ana Raquel Macedo