Painel Eletrônico
Deputada Marussa Boldrin: projeto alia educação e saúde mental no uso consciente da tecnologia e combate à violência na escola
14/10/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Marussa Boldrin (MDB-GO)
O Plenário da Câmara dos Deputados prioriza nesta semana a votação de projetos voltados à educação e à proteção infantojuvenil, em homenagem à Semana da Criança e do Professor.
Entre as propostas que pode ser votada, está a que prevê ações para melhorar a qualidade das relações interpessoais, o uso consciente das tecnologias digitais e o combate à violência nas escolas (PL 2122/25).
Em entrevista ao Painel Eletrônico (14), a autora do projeto, deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), explicou que a proposta alia educação e saúde mental com mudanças em três leis: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996); a Política Nacional de Educação Digital (Lei 14.533/2023); e a lei que trata da presença de equipes multidisciplinares com psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas (Lei 13.935/2019).
“O projeto traz o enfrentamento dos desafios emocionais com essa pressão digital que existe hoje, o excesso de estímulo dentro das redes sociais na cabecinha dessas crianças, desses jovens, com risco de depressão, ansiedade cada vez mais alta, automutilação. Então, a gente precisa tratar isso com muita seriedade,” disse.
Para Marussa Boldrin, a promoção de uma juventude mais equilibrada passa pela cooperação entre escola e família.
“A família tem o seu protagonismo e a escola passa a ser uma parceira. A escola não substitui o trabalho dos pais, mas ela coopera na formação, no intelectual das crianças. A proposta é uma iniciativa para fortalecer esses vínculos,” argumentou a parlamentar.
O projeto está na pauta do Plenário desta semana, com a relatoria da deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS).
Apresentação - Ana Raquel Macedo