Painel Eletrônico
Câmara inaugura novo espaço dedicado às crianças
10/10/2025 - 08h00
-
Entrevista - Diretor-geral da Câmara dos Deputados, Guilherme Brandão
Neste Dia das Crianças, brasilienses e turistas terão um novo espaço para visitar em Brasília com a criançada. A Câmara dos Deputados inaugura, neste sábado, véspera do 12 de outubro, um local totalmente dedicado às crianças.
O Espaço Plenarinho leva o nome do programa infantojuvenil da Câmara, que há mais de 20 anos promove educação política para crianças e adolescentes do país. Após um projeto piloto, nas férias de julho, agora o espaço torna-se permanente, com jogos de tabuleiro e digitais, livros de colorir, oficinas de desenho e cabines fotográficas. Outra atração é a minitribuna, similar à utilizada pelos deputados, onde as crianças poderão simular discursos, em frente a uma câmera de TV.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (10), o diretor-geral da Câmara, Guilherme Brandão, disse que o novo espaço se soma a outras iniciativas de modernização do programa de visitação ao Congresso Nacional, com o objetivo de aproximar o cidadão do Parlamento.
“Um dos pilares da Câmara dos Deputados, do Parlamento, do Poder Legislativo é aproximar o eleitor e a sociedade dos representantes. Vimos uma oportunidade de trazer essa representação do público infantil aqui para dentro, para eles também terem esse contato, essa experiência inicial e acho que vai ser um sucesso. Nós queremos trazer mais interatividade com todo o público. E com o infantil, de uma forma lúdica, que atraia atenção dos nossos pequenos para pensar, é a futura geração,” destacou.
Guilherme Brandão comentou que o programa de visitação ao Congresso Nacional completa 30 anos em 2026. Atualmente, são 200 mil visitantes em média, por ano, segundo o diretor-geral.
“O presidente Hugo Motta também viu a importância de valorizar aqueles que nos visitam aqui. Além de sede do Poder Legislativo, temos a arquitetura do Palácio do Congresso Nacional, o legado do Oscar Niemeyer. E nós trazemos para a visitação agora a modernização de diversos aspectos. Estão previstas visitas temáticas e recursos de gamificação, para o cidadão que chegar aqui ter a oportunidade de mais interatividade, como vemos nos principais museus do mundo,” adiantou.
A visitação ao Congresso Nacional é gratuita, coordenada de forma integrada entre a Câmara e o Senado. Acontece nas segundas, sextas, nos finais de semana e feriados, sem necessidade de agendamento, por ordem de chegada, das 9h às 17h. Nas terças e quartas, a visitação é fechada e, nas quintas, mediante agendamento. Os grupos saem a cada meia hora, e o acesso aos sábados e domingos ocorre pela rampa do Congresso Nacional. A duração é de cerca de 50 minutos.
Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados individualmente, mediante a apresentação de documento oficial com foto.
Apresentação - Ana Raquel Macedo