Painel Eletrônico
Deputado Allan Garcês: projeto é pioneiro no diagnóstico e tratamento do vício em tecnologia
29/09/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Allan Garcês (PP-MA)
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou a criação de um protocolo clínico no Sistema Único de Saúde para tratamento de doença decorrente do vício em equipamentos tecnológicos. Pela proposta (PL 2218/15), uma equipe multidisciplinar - composta por psiquiatras, neurologistas e psicólogos - deverá diagnosticar e tratar da dependência tecnológica provocada pelo uso abusivo de internet, redes sociais, videogames e outras equipamentos digitais.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (29), o relator do projeto, Allan Garcês (PP-MA), destacou que um dos males observados pelo vício em tecnologia é o da nomofobia.
“A nomofobia é o medo da pessoa em ficar sem a tecnologia. De tão grande é o vício,” explicou.
Recentemente, o Parlamento avançou na criação de leis como a da proibição de celulares nas escolas e a do ECA Digital, com mais segurança para crianças e adolescentes nas redes. A proposta recém-aprovada pela Comissão de Saúde avança mais um passo na construção de uma sociedade mais atenta aos problemas gerados pelo excesso de conexão, segundo Allan Garcês.
“A gente vem para atuar no diagnóstico e tratamento e isso em nível nacional. É um projeto pioneiro que foca no trabalho médico, ao instituir neurologistas, psicólogos e psiquiatras para acompanhar essas pessoas no SUS. E não tem impacto orçamentário esse projeto, porque o próprio SUS vai absorver. Essas crianças, esses adolescentes vão passar a ter um diagnóstico adequado e um tratamento correto para a gente tentar amenizar esse distúrbio na saúde mental que a gente está vendo hoje muito forte na atualidade,” defendeu.
A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça. O texto, se aprovado, poderá seguir diretamente ao Senado, sem passar pelo Plenário.
Apresentação - Ana Raquel Macedo